Selecione

No dia seguinte, João [Batista] estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”! Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus. Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam perguntou-lhes: “Que procurais ?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. (Jo 1,35-39)
O trecho do Evangelho citado acima é um entre vários textos da Sagrada Escritura onde se descreve o mistério da vocação. Toda vocação é um chamado gratuito de Deus para o homem e a vocação a vida consagrada com os religiosos pavonianos é um chamado específico ao seguimento de Jesus.
Como religiosos pavonianos nós fazemos voto de Castidade, Pobreza e Obediência no sentido de imitarmos Jesus que foi casto, pobre e obediente para ser um sinal visível dos valores do Reino de Deus.
A história de cada vocação é a história de um inefável diálogo entre Deus e o homem, entre o amor de Deus que chama e a liberdade do homem que, no amor, responde a Deus.
Veja nos próximos tópicos as etapas de formação:

Aqueles que ficaram interessados pelo carisma de nossa congregação são convidados a entrar em contato conosco por e-mail ou telefone e agendar uma conversa.
Nessa etapa a pessoa é levada a tomar consciência de que é chamada pelo Pai, por meio de Jesus e na ação do Espírito Santo a viver sua vocação Batismal e também a discernir as motivações profundas de sua opção e os compromissos inerentes ao seguimento radical de Jesus.

Trata-se da primeira etapa da caminhada formativa onde o jovem passa a morar conosco em nossa casa do Gama (Distrito federal) e os aspirantes juntos passam a participar de um ambiente de comunidade dirigido por um padre formador. Serão admitidos para a etapa seguinte aqueles que tiverem concluído o Ensino Médio, aceitem e se demonstrem aptos para trabalharem nas atividades específicas do carisma pavoniano, e possuam maturidade humana adequada à sua idade.

Constitui-se num período de preparação ao noviciado, onde o postulante irá cursar a faculdade de filosofia. É um tempo privilegiado no qual o formando faz a descoberta progressiva e procura identificar-se com o carisma e a missão da Congregação e verifica sua capacidade de viver em comunidade amadurecendo a decisão de entrar no noviciado.

Será admitido na etapa seguinte aquele que adquire uma suficiente segurança em relação à sua vocação e recebe a aprovação da congregação pavoniana através do formador e da comunidade local, num processo de discernimento.

O noviciado é o início da experiência religiosa, pois como noviço a pessoa passa a fazer parte congregação pavoniana oficialmente. É o período central da formação à vida religiosa, onde o jovem faz uma experiência significativa de Deus Trindade através do seguimento radical de Jesus e aprofunda o processo de discernimento e de confirmação de sua vocação, na vida comunitária, na pertença à Congregação e no trabalho pastoral como religioso. É uma etapa realizada na Itália (país de nascimento de nossa congregação) com o período de um ano e quando concluída o noviço poderá professar os votos de pobreza castidade e obediência recebendo o título de Irmão.

Período último de formação antes dos votos perpétuos onde o candidato já terá escolhido sua opção entre ser Irmão ou ser Padre. Para os que desejam o sacerdócio é tempo de fazer a faculdade de Teologia, já os irmãos são convidados a escolherem um curso superior em consonância com nosso carisma para melhor servir a sociedade. É um período estudos e também de vivência do carisma para viver com mais profundidade e fecundidade a consagração religiosa Pavoniana. O compromisso fundamental é o de viver autenticamente a própria vocação no quotidiano.